Novidades e Dicas

VER TODAS
14 Setembro Conheça as diferenças das telhas trapezoidais modelos TP25, TP40 e TP100

Você já se deparou com a dúvida de qual modelo de telha metálica é o ideal para a sua obra? Pesquisando modelos para compra, é comum se deparar com tipologias como TP25, TP40 e TP100, mas como saber qual delas é a mais indicada para o seu projeto? Não se preocupe, hoje iremos resolver todas essas dúvidas.

Apesar de todos os modelos de telhas galvalume oferecerem toda a resistência e durabilidade necessária para qualquer tipo de obra, existem algumas variações em suas características que podem influenciar a sua decisão na hora de escolher o modelo para sua construção.

A seguir, iremos apontar as principais diferenças entre as telhas TP25, TP40 e TP100.

Qual a diferença entre os modelos de telhas TP25, TP40 e TP100?

Os números que você encontra nos nomes dos modelos das telhas metálicas dizem respeito à altura da sua ondulação. Mas no que isso interfere? O número da altura das ondulações em uma telha metálica pode revelar algumas características essenciais sobre elas. Quanto mais ondulações, mais resistente e mais estreita é a telha em questão. Portanto, quanto menor as ondulações, maior é a largura da telha que pode ser entregue.

Dessa forma, as telhas metálicas TP40 são as mais resistentes disponíveis, porém possuem a menor largura útil, de 980mm. A telha TP25 trata-se de um modelo intermediário, que possui um equilíbrio entre resistência e largura. Este modelo possui resistência intermediária e sua largura útil é de 1020mm. Já a telha TP100, possui 980mm de largura útil, e é um modelo ideal para coberturas extensas que requerem uma telha com grande capacidade de escoamento, algo que somente a TP100 proporciona.
Seu desenho privilegia também a resistência mecânica, tornando-a ideal para uso em estruturas, nas quais os vãos entre apoios para a telha sejam maiores do que modelos de telhas convencionais.

O que determina qual telha devo escolher?

Os fatores de resistência e largura de cada modelo são essenciais para determinar a telha ideal para o seu projeto. Como todas as opções são extremamente resistentes e possuem uma ampla largura útil, não existe uma resposta certa para todos os projetos, é preciso identificar qual o fator mais decisivo na obra em questão. Outro fator que deve entrar em consideração ao escolher o modelo de telha metálica para a sua obra está na estética, afinal a preferência de cada cliente é fundamental para que o resultado seja satisfatório.