Novidades e Dicas

VER TODAS
15 Março O que é telha termoacústica (o que é telha sanduíche)?

A telha termoacústica é uma ótima opção para o seu projeto. Também chamada de telha sanduíche, a cobertura reúne propriedades que isolam a temperatura e o som.
O material se popularizou recentemente no mercado e conquista cada vez mais espaço pela praticidade de instalação.
Os materiais de preenchimento (podem ser: EPS (isopor) - poliestireno expansível, PUR - poliuretano e PIR - poliisocianurato) possuem um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), oferecendo uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, possibilitando uma redução na utilização de equipamentos para refrigeração (ar condicionado), redução em problemas de acidentes por fadiga e melhoria no ambiente de trabalho.

Vantagens

  • Acabamento estético diferenciado;
  • Economia no consumo de energia elétrica;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Comprimento conforme projeto;
  • Personalização de cores (telha pré-pintada ou pós-pintada);
  • Resistência mecânica; e
  • Solução ideal para compor telhados e fachadas.

A telha termoacústica é bastante utilizada em vários tipos de construções devido a sua versatilidade e proteção contra calor excessivo!
Compostas de duas chapas metálicas (aço galvanizado ou galvalume), as telhas termoacústicas contêm um isolante em seu interior, geralmente feito de EPS (Isopor) ou PUR (Poliuretano), no esquema telha metálica + isolante + telha metálica. É desta composição que vem o nome ‘sanduíche’, que pode ser visualizada abaixo:

A espessura padrão do isolante é de 30 mm, mas pode variar conforme a necessidade, principalmente em função do grau de isolamento térmico. Por esta propriedade, as telhas podem ser apontadas como econômicas, já que garantem o controle térmico dos ambientes e promovem menores gastos com ar-condicionado e medidas que consomem energia.
Outras funções assumidas pelas telhas termoacústicas são de divisória e vedação, principalmente em obras que empregam o steel frame e o dry-wall como método construtivo. Elas podem vedar fachadas e criar paredes com facilidade, já que são feitas sob medida.
Isso permite que o encaixe e a colagem sejam perfeitos, dadas às quantidades corretas de elementos de fixação, que podem ser fitas, ganchos e parafusos autoperfurantes. Em locais de acabamento difícil, mais poliuretano de vedação.
As faces das telhas podem receber pintura eletrostática, dispensam forro e podem ser aplicadas em projetos de pequena a grande escala. O material também é ideal para regiões úmidas. Isso acontece porque o controle térmico evita com que as coberturas fiquem muito aquecidas pelo sol, evitando a condensação da água e o consequente gotejamento no projeto.
Mais uma vantagem desse tipo de telha é que o isolante injetado entre as chapas praticamente não absorve água e é autoextinguível. Ele também se insere na categoria – R-1 (NBR 7358) – das apólices de seguro, que não aumenta os cálculos.

Imagens Bluescope Steel, Divulgação. Com informações de AEC Web.